Desde que estou em Itália tornei-me numa devoradora assumida de filmes e agora tu perguntas Mas tu não estás na faculdade? e eu eu respondo Estou pois, mas estudar cá é estudar no mundo encantado do "não há trabalhos nem testes intermédios nem nada para fazer durante o semestre", por isso é que agora ando com merdas para estudar até aos olhos visto que só tenho um elemento de avaliação. Ok Ana deal with it.
Posto isto dei por mim a pensar nas vezes em que quero ver um filme mas não sei qual e decidi dar-te, querido leitor com tempo para ver filmes em pleno mês de Janeiro, uma lista de filmes que gosto. Muito. Não necessariamente recentes. Possivelmente já vistos por todos os meus leitores que não engolem comédias românticas vazias e sem piada nenhuma. Sem Spoilers eu juro! Contudo aviso já que tenho um gosto demasiado variado e tanto gosto de filmes com trinta anos, como musicais, como aqueles só com tiros e droga, ou aqueles fofinhos em que as pessoas se amam e eu choro até os olhos incharem. É.
Espero que a pequena minoria de pessoas que partilha do meu gosto cinematográfico atente nas minhas propostas.
Se gostares de todos os filmes que te vou mostrar, olá eu sou a Ana e acho que podemos ser amigos.
Aquele momento em que 90% da lista são filmes antigos. Ups. Da próxima trago coisinhas mais recentes (ou não, que gosto muito de filmes antigos e a banda sonora é sempre melhor).
Espero que a pequena minoria de pessoas que partilha do meu gosto cinematográfico atente nas minhas propostas.
Se gostares de todos os filmes que te vou mostrar, olá eu sou a Ana e acho que podemos ser amigos.
Moulin Rouge (2001)

Se tens curiosidade em perceber porque é que eu chorei baba e ranho quando no mês passado entrei no Moulin Rouge para assistir a um musical, então vê este filme. É o meu favorito de todo o sempre, com direito a saber-lhe as músicas e diálogos de cor e a uma cassete antiga gasta do tanto uso que lhe dei. Não vejas se não gostas de musicais nem de histórias de amor.
Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001)
Há as pessoas que gostam de filmes e há as pessoas que gostam deste filme, entendes? Ganha pela banda sonora e pela forma como retrata as personagens. É daqueles filmes que nem toda a gente gosta mas acredita que é especial, diferente e romântico. Dá para sonhar e flutuar na cabeça da protagonista... é um mimo.
Lolita (1997)
Claro que tens de ver este, é um clássico, na época foi polémico mas hoje, sinceramente, já não sei se será ou não. Não te posso contar nada se não perde o interesse. Há algumas versões mas eu aconselho a de 97.
Cinema Paradiso (1988)
Por falar em clássicos, aqui está o Cinema Paraíso! Adoro de paixão este filme mas desconfio que é por ser Italiano - tens de entender que a minha relação com Itália é agora mais pessoal - talvez seja um pouco grande mais mas é tão, tão, tão bonito. Para quem é da terrinha e tem vontade de voar sem bilhete de regresso... como eu.
A Cidade de Deus (2002)
Claro que este está aqui, por todos os motivos e mais alguns. Retrata a vida da classes mais pobre do Brasil de forma explícita e eficaz. Se gostas de filmes onde a realidade é mostrada sem paninhos quentes, vê este filme.
Estômago (2007)
Outro filme Brasileiro, com o seu quê de estranheza mas ainda assim, muito bom. Tem um final engraçado! Falta-lhe uma boa banda sonora mas fazemos de conta que não.
Kids (1995)

Se gostas de filmes onde se mostram as coisas a nu e de forma realista, vê este também. É um bom filme embora focado exclusivamente na parte podre, triste e degradante desta história que é ser jovem. Aconselhado a pessoas que vivem na ilusão das coisas más só acontecerem aos outros.
Intouchables (2011)
Excelente banda sonora e um sentido de humor perfeito. Um dos melhores filmes que já vi. Acho que isto diz tudo (entretanto foi com este filme que conheci Ludovico Einaudi, os leitores mais atentos já o ouviram aqui no blog e sabem que gosto dele. Muito.).A Clockwork Orange (1971)
Ouvi falar deste filme muitas vezes e achei que ia gostar porque toda a gente o achava estranho. E acertei. É a modos que um pouco sádico e doentio. Adoro! Dá que pensar se o vires com olhos de ver. Decidiram-se por Beethoven na banda sonora... just perfect.
About Time (2013)
Se vires este filme no Warez não leias a descrição porque está terrivelmente mal feita e dá a entender que o filme é uma completa perda de tempo. Vê só o filme e pronto. É diferente, cativante e apesar de parecer mais um romancezinho estúpido tem uma moral bonita.
The truth about Emanuel (2013)

Quando vi este filme fiquei uns dias a pensar se tinha gostado ou não. Decidi-me em gostar. Eu sou daquelas que devorou Skins até ao osso portanto tenho sérias dificuldades em ver a Kaya Scodelario e não pensar na Effy. Eu acho que ela, faça o que fizer, vai ser sempre a Effy. O filme é um bocado estranho, mas ainda assim... (vou dizer mal do Warez novamente, mas se quiseres ver este filme lá não leias a descricção, tem um Spoil GIGANTE e torna o filme estúpido).
50/50 (2011)
Chorei compulsivamente. Estava à espera de mais no final do filme mas ainda assim, é bom. Não aconselhável a pessoas que choram facilmente em filmes (cof cof).
Fight Club (1999)
Filme obrigatório. Envolvente do início ao fim, não é óbvio, tem um bom final e diálogos perfeitos. Ah, sim, e tem a Helena Bonham Carter que é das minhas actrizes favoritas e tudo o que ela faz é perfeito.
The Help (2011)
Sobre o racismo. Uma mistura de comédia com assuntos sérios. Se este filme fosse um comprimido poderia dizer que a minha colega de quarto me abriu a boca e o enfiou goela abaixo. Eu fui literalmente obrigada a ver isto, caso contrário poderia acontecer algo de muito mau à minha pessoa. "Acidentalmente". Vê, que é muito bom.
Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo (1962)
Que é como quem diz "Os filhos da droga". Ainda bem que há filmes que se chamam "Tartaruga" e a tradução fica "Gosto de Couves ao Almoço". De qualquer forma é este o título original, significa "Nós, crianças de Zoo Station", mais tarde perceberás o porquê da Estação. É um bom filme para se ver, se bem que um pouco parado e com algumas cenas a perder por não estarem acompanhadas de música. Apostaram em David Bowie para a banda sonora, well done!
Frida (2002)

A vida de Frida Kahlo. Eu sou um pouco suspeita para falar do filme porque o filme é sobre ela. E eu adoro-a. Aconselho vivamente para quem é fã, e principalmente, para quem não a conhece. Quero acreditar que toda a gente sabe quem foi este mulherão. Banda sonora perfeita, adoro, adoro. E adoro outra vez.
Trainspotting (1996)
Boa banda sonora para o tipo de filme que é (hm pois, eu ligo muito às bandas sonoras dos filmes). Gostei muito do final. Basicamente vais sentir-te miserável por não andares metido na heroína, mas tirando essa ilusão meramente cinematográfica é um bom filme. Discurso muito inteligente e actual apesar do filme ser já velhote. Sou apaixonada pelo Ewan Mcgregor desde que vi o Moulin Rouge. Vê!
8 Mile (2002)
Quem não viu ainda este filme pode sair do meu blogue imediatamente. Não quero qualquer tipo de contacto com pessoas que não adoram isto. Arrepio-me todinha. Quanto à banda sonora não vale a pena comentar porque eu adoro Eminem e tudo o que o gajo faz, logo...
Requiem For a Dream (2000)
Intenso, perturbador e um bocado doentio: mesmo como eu gosto! Daqueles filmes obrigatórios para toda a gente. Acho que tenho visto muitos filmes com drogas, I don't know why! Tem uma banda sonora arrepiante o que é meio caminho andado para eu adorar o filme!
Elephant (2003)
Este vale a pena ver mas ficas já avisado que não tem grande emoção até mais de metade do filme e que os diálogos são fraquinhos. Porém, se o vires com atenção, vais achá-lo interessante. É baseado em factos reais (adoro dizer isto, agora vais ver de certeza.).
Alpha Dog (2006)

Autch, deste gostei muito! Também é baseado em factos reais. Empolgante q.b. e com um final muito bom. Não gosto lá muito do Justin Timberlake em filmes MAS aqui está óptimo!
We Need to Talk About Kevin (2011)
Vi este filme num café em Milão enquanto esperava um comboio e consegui abstrair-me do ambiente à minha volta. Muito bom. Não é óbvio, decorre em dois espaços de tempo distintos. Adoro Ezra Miller que só por si dá o seu toque misterioso ao filme.
Into the Wild (2007)
Toda a gente já viu este filme, portanto não preciso escrever nada.
Donnie Darko (2001)

Banda sonora excelente? check! Linha ténue entre realidade e loucura? check! História estranha e confusa mostrada num cenário triste e misterioso? check. Final muito bom? check.
American History X (1998)
Eu vi este filme quando era bastante nova e não entendi grande coisa. Só mais tarde o revi, ainda com algumas imagens na cabeça, e entendi que foi dos melhores filmes que alguma vez vi. Excelente moral.
Crash (2004)
Quando vi isto pela primeira vez (porque entretanto voltei a vê-lo com amigos que obriguei a ver também!) fiquei a olhar para o monitor a pensar no que tinha acontecido. É triste e actual. Sei de gente que viu e não achou nada de especial mas eu continuo com a minha: é dos melhores filmes que podes ver!
Dead Poetry Society (1989)
Vi este filme numa aula e 90% da turma estava desinteressada ou simplesmente a dormir. Eu acho que se me conheces minimamente entendes o porquê de eu gostar tanto dele. Já não se fazem filmes assim.
Billy Elliot (2000)

Sobre o preconceito. Sensível. Emocionante. Humor e drama usados de forma equilibrada. Gosto assim mil.
La Vità È Bella (1997)
Este é daqueles filmes bonitos. No verdadeiro sentido da palavra. É sobre a maior prova de amor e coragem que um pai pode dar a um filho. Desenrola-se no cenário do massacre nazista mas, ainda assim, revela-se uma lufada de ar fresco em filmes deste género.
Eternal Sunshine Of The Spotless Mind (2004)
Jim Carey em versão séria. Aplauso. Gostei do filme porque é diferente, não cai no obvio e consegue retratar uma coisa impossível sem a tornar estúpida. Humor q.b..
The Bucket List (2007)
A beleza da vida com dois monstros do cinema a demonstra-la. A história talvez caia um bocado no clichê, mas isso não quer dizer que o filme seja mau. Pelo contrário. O humor e a dor humana em plena sintonia.
O Leitor (2008)
De 0 a 10 este filme está no 11. Emocionante, intenso, entretanto já estou com uma lista demasiado extensa portanto vou acabar com isto.
_____
Aquele momento em que 90% da lista são filmes antigos. Ups. Da próxima trago coisinhas mais recentes (ou não, que gosto muito de filmes antigos e a banda sonora é sempre melhor).